:Atividades

Fantoches de foto





De que você precisa:


Fotos inteiras de pessoas ou animais
Papel-cartão
Tesoura ou estilete
Cola
Fita
Palito de sorvete


Como fazer:


1 .Encontre suas fotos
Use fotos das pessoas ou animais favoritos, ou faça o download do conjunto “Floresta de animais” para poder começar.

2 .Corte seu fantoche
Use uma pequena fita para prender a foto na folha de papel-cartão. Use uma faca ou uma tesoura para cortar o contorno da pessoa ou do animal, prestando atenção para cortar a parte embaixo do cartão.


3 .Faça o fantoche
Coloque um palito de sorvete entre a foto e o papel-cartão e cole, deixando as extremidades da foto e do cartão alinhadas.

4 .Use sua imaginação
Se esconda atrás de uma mesa ou cadeira e segure os fantoches enquanto conta uma história.
Fonte: Site da kodak




AMIGO SECRETO DE ORAÇÃO
Estou fazendo um trabalho sobre oração com os meus Juniores.
Entreguei um bonito envelope vermelho a cada um deles e deixei que enfeitassem com adesivos e figurinhas.
A cada domingo eu entrego uma atividade para ser realizada por eles em casa, durante a semana.
Deixo aqui a idéia para vcs!
...............................................................
Não conte o que será feito....

Distribua a folha com o cartão e deixe que eles mesmos recortem.

Cada criança deverá escrever um único pedido e colocar o seu nome.

Depois disso coloque todos os cartões em uma caixa ou envelope grande e peça para cada criança sortear um cartão. Ela não deve mostrar o cartão para ninguém.

Agora explique que estamos brincando de "AMIGO SECRETO DE ORAÇÃO".

Ela deverá orar por aquele pedido durante toda a semana.

No domingo seguinte, cada criança revelará quem é o seu amigo secreto de oração e dará ao seu amigo um cartãozinho feito especialmente por ela com um versículo bíblico
(deixar livre para cada um confeccionar como desejar).

As crianças vão amar se vc, Professor, também participar colocando um cartão com seu pedido!
......................................................


Jogo das Virtudes na Evolução
Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.


Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução espiritual.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
QUESTÕES E RESPOSTAS PARA O COORDENADOR
Saber esperar nossa vez e não ficar irritado quando as coisas demoram são mostras desta virtude. Como se chama? PACIÊNCIA
Ajuda-nos a colocar idéias em ação e faz com que nos sintamos úteis. Tudo - os livros, as casas, a comida, as invenções - é fruto dele. O que é, o que é? TRABALHO.
Dar a cada um segundo suas obras e seu merecimento faz parte desta virtude. Qual é ela? JUSTIÇA.
Saber agradecer pelo que temos e recebemos todos os dias é o significado desta virtude. Como se chama? GRATIDÃO.
Feita de palavras e ações, é a virtude que nos pede para cumprir nossos deveres e promessas. Quem a possui faz sempre o melhor possível. Qual é ela? RESPONSABILIDADE.
Quem ajuda, estende a mão a quem precisa, põe em prática esta virtude. Qual é ela? CARIDADE.
Transparente e sincera, não finge nem inventa de ser o que não é. Quem é? SIMPLICIDADE.
Estabelecer objetivos e levá-los a sério, fazendo o que for necessário para atingi-los, sem desanimar, fazem parte desta virtude, que é a ... DISCIPLINA.
Aceitar um desafio ou resolver um problema? Quem possui esta virtude não tem medo de enfrentar dificuldades. O que é, o que é? CORAGEM.
Querer bem e gostar são parte de um sentimento que faz a vida valer a pena, e que se chama... AMOR.

4) As respostas corretas serão coladas na escada, começando de baixo para cima. As respostas erradas não serão usadas. Vence a equipe que chegar mais alto.
5) Peça para um representante de cada equipe desenhar uma "pessoinha" no degrau onde conseguiram chegar.
6) No final, equipe vencedora irá abraçar os demais jogadores.
7) Diálogo: Olhando para estas escadas, podemos compreender um pouco como é que os Espíritos evoluem moralmente. Quanto mais virtudes conquistamos para nosso coração, significa que mais evoluímos. Mas não basta tê-las, é preciso agir com elas e sempre aprimorá-las...
8) Opção: a equipe que se lembrar das virtudes que faltaram na sua


ATIVIDADES DINAMICAS


Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas coletadas do Manual para o Culto Infantil 2000 - Ed. Sinodal.

- colocar a criança na situação de um dos personagens.Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (pode ser moedas de chocolate também).
- explorar o conhecimento prévio das crianças.Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
- permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
- Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
- Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
- Fazer um objeto ou produto que seja importante para a históriaNa parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
- Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.Nota publicada na
Revista NovaEscola.www.uol.com.br/novaescolaNovembro 2001.



JOGO DA MEMORIA

Cds (aqueles que geralmente aranhao e não usamos mais

*2 folhas de Cartolinas de sua preferencia.(verde e vermelha)

*Gravuras que formem o par(cores, formas,numeros,animais,frutas,enfim use e abuse de sua criatividade)*Cola Branca

COMO FAZER :* Pegue o cd e coloque na cartolina na cor que voce escolheu, e risque(molde)e recorte.(verde)*Depois passe cola no cd na parte lisa e cole a cartolina.* Depois disto coloque a gravura que voce escolheu (par).*E Peque a outra cor da cartolina que voce escolheu, (vermelha) e cole na parte estampada do cd(que geralmente vem desenhos, nome dos cantores)* Pronto esta pronto seu jogo da memória.!!Espero que tenham gostado.Fonte:www.criancaevang.blogspot.com